segunda-feira, 11 de maio de 2009

Talvez 101...


Há muitos assuntos que eu posso deixar passar em azul e branco mas este não é um deles.
Saltei do sofá e aqui estou para dizer que ser adepta do FCP deve ser básicamente a mesma coisa que ser adepta de outro clube qualquer.
O papel do adepto é torcer e admirar o seu clube e quem o constituí.Os atletas, os dirigentes, as causas a que se associa, a cor.
Independentemente da modalidade, da dimensão, das vitórias ou derrotas, ou até mesmo da localização, o adepto mantém-se fiel ao que considera ser um exemplo de desportivismo, esforço e dedicação. O adepto mantém-se fiel ao que considera representar melhor a sua personalidade, a sua região, o seu país...etc.
Existem também casos em que assumimos uma cor clubistica porque os atletas são giros.
Não é o nosso caso mas, eventualmente, alguém poderá "hipoteticamente" gostar por exemplo da selecção nacional de futebol da suécia..
(esta situação passa-se vulgarmente no ténis no que se refere a atletas femininas que ganham inumeros adeptos ferrenhos que apesar de não saberem própriamente o que é um match point não perdem uma partida.
.. Verdade seja dita são a versão feminina dos jogadores da selecção sueca.)

Ufa!
Desta forma, lá está, ser adepta do FCP é muito semelhante a ser adepta de outro clube qualquer.
Só que ... mais fácil.

Pois claro, está bem, temos pior perder, não lidamos com isso com calma, por vezes amuamos durante dias, errr... palpitações, sentimos o sistema nervoso alterado, obcecados por encontrar uma justificação para a derrota com uma equipa do meio da tabela, que nos esfrangalha a defesa e nos faz ficar mancos das duas pernas ao ponto de acharmos que o adversário tem uma galinha preta no balneário.

De resto ouçam o que vos digo!!!é mais fácil.

Achamos sempre que vamos ganhar.Normalmente até temos a certeza.
Quando não temos a certeza que ganhamos o jogo temos a certeza que ganhamos o campeonato. Os nossos indíces de motivação e de confiança para a conversa de café ou a ída ao estádio estão sempre altíssimos. Saímos de casa ao domingo com o cachecol ao pescoço indecisos sobre quem vai marcar o golo da vitória.
Sorrimos com ar de compreensão sempre que alguém nos confessa que é de outro clube.
Todos os anos aguardamos ansiosamente pelo fogo de artifício no estádio, pela cantoria até ficarmos roucas e com dores nas pernas de tanto saltar, pela festa na baixa com direito a farturas, bandeiras e martelos de S. João e pelo desfile de buzinadelas da ribeira até á foz penduradas nas janelas do carro a fazer figuras tristes dado que noutra altura tal não nos é possível porque a nossa condição profissional e social não nos permite.
O campeonato é desculpa para tudo.
O porto é desculpa para tudo.

Consideramos ser do Porto um estado de espírito.
Achamo-nos uns sortudos.
Somos uns sortudos, neste caso umas sortudas.

4 comentários:

chavininha disse...

Ora bem, a mim, apraz me dizer que ser do Porto é ser parte de um todo. Como se, por um qualquer acaso, um dia acordasse e me faltasse isto, haveria claramente uma parte da minha personalidade que teria desaparecido.
Fora isso, apetece me desde ontem cantar:
Allez, Porto Allez!!!!
Nós somos a tua voz
Queremos esta vitoria
Conquista-a por nós!!!!!!

ou até:
Ai estes são os Filhos do Dragão
Unidos para vencer
Orgulhosos por fazer
Deste Porto Campeão!!!!!

(recuso me a cantar o Frederico Mercurio. Temos Pena.)

Ventoinha disse...

hahahahahhah!!!!Não cantes não que é melhor!!!!!hahahahah

Ventoinha disse...

Olha lá tens a certeza que o urso não bebeu shots tropicais q deixam a lingua azul????
Se ebeu deviamos fazer o mesmo!

chavininha disse...

refaz a frase: Se bebeu VAMOS fazer o mesmo... hahahahahahaha :P